segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cuidados a ter com cadelas grávidas

 

O cruzamento deve ser acordado entre os donos dos cães para a altura do cio da mesma. Deve-se evitar o cruzamento de animais de raças diferentes com grande disparidade de tamanhos entre o macho e a fêmea, pois geralmente leva a complicações no parto.
Quando se pensa em acasalar uma cadela a alimentação é essencial, já que das boas condições físicas da mãe dependerá o nascimento de uma ninhada forte e saudável. Os cuidados alimentares devem ter início após o cruzamento e manterem-se até 15 dias após o desmame. A fêmea não deve estar gorda quando cruzar e não pode receber gorduras na alimentação. A obesidade em uma cadela grávida pode ter consequências sérias. Por exemplo, no caso de haver necessidade de um parto por cesariana, a gordura é um incómodo a evitar.
 
A cadela em gestação tem necessidade de muitas proteínas e uma complementação alimentar de cálcio e sais minerais. As proteínas podem ser encontradas nos próprios alimentos como a carne, o leite, verduras ou ração. No entanto, o cálcio deve ser ministrado com orientação do veterinário.
O proprietário deve estar sempre atento para que a cadela tenha água limpa e fresca à vontade. Os farináceos devem ser totalmente evitados, pois propiciam a formação de gases e como consequência aparecem as cólicas intestinais. As cadelas de pequenas dimensões podem sofrer de eclampsia, falta de cálcio devido à amamentação pelo que é conveniente tratar com o seu veterinário de fornecer um suplemento de forma a prevenir esta situação.
Um cuidado para evitar problemas digestivos é oferecer à cadela um maior número de refeições por dia, com quantidades menores de alimento de cada vez. Exercícios moderados até a época do parto são aconselhados.
Deve-se escolher um local onde a cadela possa efectuar o seu "ninho" de forma a ter as crias à sua vontade sem interferências. No caso de cadelas de grande porte, atenção a que inadvertidamente não esmaguem as suas crias. Deve-se tomar cuidado pois as cadelas podem tornar-se agressivas durante este período em defesa dos filhotes.
A saúde dos cachorros deve estar em primeiro lugar. Uma radiografia e ecografia de controlo são aconselhadas para a detecção do número de fetos e para verificar se se encontram vivos. Não deve de forma alguma tratar de todo o processo de cruzamento, gestação e parto sem uma visita ao veterinário. Se durante a gestação tiver surgido algum problema, este pode ser previsto e/ou evitado/minorado com o recurso a profissionais.
A alimentação dos cachorros pode ser complementada caso o leite materno seja insuficiente com o recurso a leites de substituição.

Autor: Hospital Veterinário Principal Dra. Cristina Alves

domingo, 23 de janeiro de 2011

Quer saber mais sobre os labradores, alguma coisa que não tenha no blog  ou fazer alguma pergunta mande um e-mail pra mim.



raulzim_@live.com

Labrador Preto


Labrador Chocolate





Labrador Branco











sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

meus labradores

                        branco e chakira são dois labradores.  branco tem dois anos e chakira também
                                   esses são dois dos filhotes. desde pequenos são muito bagunceiros
                                                     esse e o filhote barney, ele e muito bonito
 essa e a chakira ela gosta muito de passear com migo o problema e que eles que me levão para passear eles são muito fortes ate de +
esse e o branco ele era o cachorro do meu avô a te ele falecer. o branco acompanhava o meu avô pra todo lado se ficasse sequer um dia longe meu avo sentia muita saudade dele. meu avô brincava com ele todos os dias.
                                  branco e meu avô

quando meu avô estava com raiva branco conseguia acaumalo
quando meu avô esta triste branco fasea ele alegre
quando meu avô estava solitário branco fasea companhia

                                      avô eu te amo e sempre te amarei.